Três em cada quatro escolas do país não contam com
itens básicos de acessibilidade, como rampas, corrimãos e sinalização. Menos de
um terço possui sanitários adaptados para deficientes. É o que revela o Censo
Escolar 2014, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep).
A educação de uma criança que apresenta alguma
necessidade educativa especial é um desafio diário que as escolas enfrentam e,
por desinformação, desestabiliza equipes diretivas, professores e funcionários.
A proposta de inclusão escolar não pode, em nenhum
momento, fugir do conceito de acessibilidade, pois incluir significa que a
escola deve se adaptar as necessidades dos alunos e não este adaptar-se a
estrutura da escola. Não podemos falar em inclusão sem acessibilidade.
Os educadores, tem que ter em mente que a sua função
não é tornar a informação acessível aos alunos, e sim, tornar a aprendizagem
acessível a eles pois, o simples acesso a informação, não é sinônimo de
aprendizagem.
O professor tem que ter um planejamento educacional
organizado e estruturado que possa determinar o tipo de apoio e quando este
deve ser oferecido.
Desta forma, conceitos como o desenho universal,
tecnologias de informação e comunicação e tecnologia assistiva devem ser
discutidos e aprofundados em todas as escolas.
As piores barreiras para a aprendizagem não veem das
limitações inerentes ao indivíduo, e sim, da sua incapacidade de interação com
os objetos da aprendizagem em decorrência da falta de suporte, de materiais
adequados e de métodos inflexíveis.
Segundo Radabaugh (1993), “para as pessoas sem
deficiência a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com
deficiência a tecnologia torna as coisas possíveis.”
Contudo, a maioria dos professores vêm a tecnologia
como sinônimo de computador. Os termos tecnologia de informação e de
comunicação, desenho universal e tecnologia assistiva são desconhecidos ou mal
interpretados. A falta de divulgação e de capacitação do corpo docente deturpa
os próprios conceitos e, em muitas situações, inviabiliza a sua devida
utilização.
Sem sombra de dúvida, a tecnologia assistiva e as TICS
são usadas em muitas situações na escola mesmo que os professores não saibam
identificar a sua presença no ambiente escolar.
(Fonte: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-acessibilidade-e-educacao-especial/ 12/11/17; 13:33)
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